16 de novembro de 2012

Terminologias Aplicadas em Custeio e classificação dos Custos

ELABORAÇÃO DE PROJETOS PRIVADOS: ROTEIRO PARA DIMENSIONAMENTO E ESTUDO TÉCNICO


ELABORAÇÃO DE PROJETOS PRIVADOS: ROTEIRO PARA DIMENSIONAMENTO E ESTUDO TÉCNICO.

I - PARTE: DIMENSIONAMENTO DO PROJETO PRIVADO

1. Apresentação da Empresa

1.1. Razão Social 

Nome completo da Empresa, inclusive no.  do CNPJ

1.2. Endereço

Endereço completo do estabelecimento

1.3. Tipo de Atividade.

Defina claramente o objeto social que constará do contrato social da empresa.

1.4. Início de Atividade e Período de Funcionamento.

Indicar o período diário de funcionamento da Empresa e o número de turnos diários. Caso a Empresa produza ou venha a produzir bens, ou ofereça serviços que sejam influenciados por períodos sazonais, considerar as variações existentes na receita projetada.

1.5. Situação da Empresa.

Indicar a finalidade do projeto (nova empresa, ampliação, implantação ou relocalização).

2. MERCADO 

2.1. Tendências do Mercado

2.2. Justificativa do  negócio

2.3. Mercado Consumidor

2.3.1. Quem comprará o produto ou o serviço oferecido pela Empresa abordando: a área geográfica (universo da pesquisa) onde se situam os compradores;

§  O perfil dos clientes definindo a (situação econômica, a faixa etária, o nível de instrução, o sexo etc.) que consumem os produtos ou serviços;

§  Decisão de compra. Pelo resultado da pesquisa, enumere as razões que influenciam os clientes na decisão de comprar;

§  Quando os clientes compram os produtos ou os serviços (conforme o resultado da pesquisa, informe em que período (s) eles compram);

§  Quanto comprará. A resposta a este item exige o conhecimento da procura do produto ou do serviço por parte dos consumidores e da oferta da concorrência que produz bens similares ou substitutos.

2.4. Mercado Concorrente.

2.4.1. Caracterização dos Concorrentes.

§  Quem são os concorrentes:

§  Onde se encontram em relação à área de mercado do negócio;

§  O padrão de tamanho das empresas;

§  Especialidades das empresas;

§  Preços de seus produtos;

§  Pontos fortes e fracos de pelo menos 03 concorrentes.  

2.4.2. Práticas Comerciais dos Concorrentes.

§  Forma de atendimento;

§  Atendimento pós-venda;

§  Propaganda utilizada;

§  Formas de promoção;

§  Forma de pagamento;

§  Prazo de entrega;

§  Divulgação;

§  Garantias oferecidas;

§  Localização;

§  Política de crédito;

§  Preço;

§  Qualidade do produto;

§  Reputação.

2.5. Mercado Fornecedor

2.5.1. Caracterização dos Fornecedores.

§  Quem são os fornecedores;

§  Onde eles se localizam.

1.      Relacionamento.

 

2.5.2. Práticas Comerciais dos Fornecedores

§  Capacidade de entrega;

§  Atendimento;

§  Condições de pagamento;

§  Facilidade de acesso;

§  Garantias dos produtos;

§  Localização;

§  Lote mínimo de compra;

§  Pontualidade na entrega;

§  Preço;

2.      Qualidade do produto em relação às especificações técnicas solicitadas;

3. ANÁLISE da OFERTA

3.1.    Produtos ou Serviços a serem Ofertados

3.      Apresente os produtos individualmente;

4.      Destaque suas características;

5.      Destaque as vantagens e desvantagens frente às dos concorrentes;

6.      Metas a serem alcançadas no ano 1, ano 2 e ano 3. 

II - PARTE: ESTUDOS TÉCNICOS DO PROJETO PRIVADO

3. Localização

3.1. Opção de localização (Quiosque, balcão, hotel, loja, etc.)

3.2. Critérios para definir a determinação da localização do empreendimento:

§  Infra- Estrutura Básica: Disponibilidade de energia, água, telefones, redes de esgotos, internet; 

§  Estrutura tributária;

§  Disponibilidade de mão- de – obra;

§  Facilidades de transportes para venda quanto para aquisição das matérias primas;

§  Centro Consumidor: Distância e dimensão do mercado e facilidades de distribuição;

§  Necessidade ou não de estacionamento para visitantes, compatível com o negócio.

3.3. A importância da localização para seu negócio

4. Tamanho do Projeto.  

O estudo de mercado é dado geralmente em número de unidade produzida/ serviços, ou valor total dos bens produzidos/ serviços oferecidos. Nesse item, determina-se a capacidade que o setor possui para absorver o produto ou serviço em estudo (por exemplo: números de apartamento de um hotel, número de empregados ou operários), e estima a evolução futura dessa capacidade de absorção durante a vida útil do projeto.

Para fins desse estudo, é destacado se o Tamanho do Projeto é técnico (que identifica a capacidade máxima de produção de determinado equipamento/instalações físicas) ou econômico (nível de produção que reduz ao mínimo os custos unitários, ou eleva ao máximo os lucros). Cabe destacar, que a insuficiência da procura, força a manutenção de capacidade ociosa na empresa.

5. Engenharia:

5.1. Descrição sobre o Processo de Prestação de Serviços

§  Fluxograma: Apresentar a descrição detalhada do processo(s) industrial (ais) empregado(s) ou de prestação de serviço (s) oferecido(s), nos quais devem estar indicados, no mínimo todas as operações que compõem os processos ou linhas de produção.

5.2. Armazenagem.

Especificar forma de armazenagem de matérias – prima, produtos e subprodutos elaborados, descrevendo o local, método de armazenagem, sistema de segurança e tipo de embalagem, e forma de manipulação dos produtos comercializados.

5.3. Especificação dos Equipamentos.

5.4. Rendimento ou eficiência dos Equipamentos.